IFPR Campus Curitiba e LEGO Education Robótica

 IFPR adquiri Tecnologia Global para o Curso de Pedagogia

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba-PR, adquiriu, via compra por edital de licitação, kits de LEGO Robótica.

Esta aquisição coloca o IFPR diretamente com o que há de mais atual nas tecnologias aplicadas ao ensino no mundo. As tecnologias da LEGO Education seguem critérios desenvolvidos em parceria com educadores por mais de 35 anos. 

O IFPR recebeu hoje o primeiro lote de kits de LEGO Robótica entregues diretamente para o Sr. Adriano Willian Silva, Diretor do Campus Curitiba. Estiveram no Instituto os Srs. Cleverson Marqueti e Fernando Misato representantes da empresa América Corp para realizar a entrega.

O portfólio LEGO possui soluções lúdicas de aprendizagem que ajudam todo estudante a alcançar o sucesso. As soluções são baseadas no sistema de blocos LEGO®, na correlação curricular nacional, nos materiais didáticos físicos e digitais com foco na Educação fundamental e ao ensino médio. As tecnologias dos blocos agregam conceitos relevantes aos currículos de Linguagem, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que colaboram no desenvolvimento de importantes habilidades que serão utilizadas durante a vida escolar e ao longo de toda a vida, bem como a ampliação dos conhecimentos e a motivação de crianças e jovens.

Além dos conceitos educacionais, a LEGO segue diretrizes de Higiene para apoiar os professores no acompanhamento das últimas orientações locais sobre a limpeza e a desinfecção das salas de aula e dos materiais de aprendizagem.

Um outro conceito é bastante impactante para a formação dos estudantes. "A montagem dos robôs ajuda muito na desmistificação do medo de errar. Os ajustes dos movimentos dos brinquedos requerem os ensaios de tentativa e erro. Esses trabalhos colaboram para a formação da autoconfiança", comentou Fernando Misato.

O IFPR ainda fará formação dos professores para que possam utilizar plenamente as tecnologias. Mas certamente sinaliza seu capricho na formação de seus educadores e alunos. O IFPR já é global.